terça-feira, 1 de setembro de 2009

Raposas

Raposas, é um animal que muito se vê aqui por estas terras, já tive o prazer de ver e fotografar varias, são lindas e elegantes.

Não me preocupo nada com a sua presença, o galinheiro será todo cercado e durante o dia se as galinhas estiverem soltas tem os cães para as defender:)

Aqui fica uma definição que achei na internet e uma fotografia que tirei.

"A raposa é o carnívoro selvagem.É um animal com uma actividade essencialmente crepuscular e uma dieta quase exclusivamente carnívora. Dela fazem parte pequenos mamíferos - coelhos, lebres, ouriços-cacheiros -, aves, peixes, insectos, e ocasionalmente frutos silvestres e cultivados. Consome cerca de 500 g de alimento por dia. O que não caça e não come no próprio dia esconde para consumo superior. Chega a ter cerca de 20 esconderijos de comida, conseguindo lembrar-se de todos eles. Nas zonas rurais, por vezes assalta os galinheiros, tendo o hábito de matar em excesso, o que lhe vale uma má fama entre essas comunidades. Vive em grupos, formado por um macho adulto e várias fêmeas.A época de acasalamento ocorre em Janeiro/Fevereiro e os nascimentos verificam-se na Primavera, tendo a gestação uma duração de cerca de dois meses. A ninhada - uma por ano - é geralmente composta por 4 a 5 crias. Utiliza tocas escavadas e protegidas pela vegetação, construídas por ela própria ou aproveitando as de texugos ou coelhos. Vive um máximo de 9 anos."


1 comentário:

  1. vida selvagem em plena serra. Que saudades que eu tenho de ver uma raposa sem ser empalhada!!

    ResponderEliminar

poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...